top of page

Dicas e produtos para Higienização de Tanque de Areia

Os tanques ou caixas de areia, atuam como componentes indispensáveis nas escolas e parques por desempenharem um importante papel no desenvolvimento psicomotor e emocional das crianças.

Por outro lado nestes tanques de areia constata-se a presença de fezes e urinas de animais, cachorros, gatos, pássaros, morcegos, ratos, restos de alimentos e lixo, tornando-se extremamente contaminadas e impróprias para uso, causando riscos á saúde dos pequenos.

A umidade e o calor colaboram para proliferação de microrganismos e muitas vezes trocar a areia não resolve o problema, pois a areia poderá vir contaminada do fornecedor, visto que os depósitos também estão sujeitos á visitas de pragas e vetores urbanos.

​​

Orientações

1. O primeiro aspecto a considerar na manutenção das condições sanitárias dos tanques ou outros compartimentos com areia diz respeito à interposição de barreiras físicas – telas com malhas finas, gradis, cercas etc. – que impeçam ou restrinjam o acesso de animais à areia contida nesses locais.

2. Na impossibilidade de cercar os tanques ou outros compartimentos, pode-se providenciar, em certos casos, sua cobertura com lona plástica ou outro material similar durante o período em que não estiverem sendo utilizados pelas crianças. A instalação de equipamentos fixos, como gangorras ou balanços, dificulta essa cobertura.

3. Outro aspecto importante a considerar é a localização dos tanques ou outros compartimentos. Devese evitar instalá-los em áreas sombreadas, pois o sol minimiza a proliferação de microorganismos patogênicos.

4. É importante também que a camada superficial de areia, aquela geralmente mais exposta à contaminação, seja diariamente revolvida e periodicamente substituída.

5. No caso de suspeita de infestação, toda a areia do tanque deve ser substituída.

6. O uso de soluções de cloro (hipoclorito de sódio) para desinfecção da areia tem eficiência relativa, pois sua ação é limitada, combatendo apenas larvas e não ovos de protozoários. Além disso, se não usado adequadamente, o cloro pode causar queimaduras nos usuários.

7. Por fim, deve-se impedir o consumo de alimentos no interior do tanque e de outros compartimentos, uma vez que a presença de restos de comida atrai insetos, roedores, pombos, gatos e outros animais, gerando riscos de outras doenças, como leptospirose e toxoplasmose.

8. É importante que próximo aos tanques ou outros compartimentos com areia seja instalado um ponto de água, de forma a facilitar a higienização dos usuários, permitindo assim que eles lavem as partes do corpo que estiveram em contato com a areia. Para melhor orientar os usuários, aconselha-se fixar avisos próximos a estes locais

Dicas de Produtos

Com baixo residual (diferente do Hipoclorito de Sódio) o Peraceticfood torna-se um produto seguro para a saúde das crianças e altamente eficaz como ovicida, larvicida e fungicida.

>>Rendimento de até 500 litros

O peraceticfood e a linha completa da Spartan Chemical você encontra na TAP DISTRIBUIDORA.

Dúvidas?

Entre em contato com a gente: contato@tapdistribuidora.com.br

Telefone: (15) 3359-9493


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page