Greenwashing e Produtos de Limpeza.


O crescimento do conceito de desenvolvimento sustentável por todo o mundo trouxe um grande alerta sobre a necessidade de o ser humano se relacionar melhor com o meio ambiente.

Os avanços tecnológicos permitiram uma grande melhora nos impactos ambientais causados por produtos químicos

Mas afinal o que é Greenwashing?

A tradução do termo greenwashing para o português pode ser algo como “lavagem verde” ou "pintando de verde".

Esta na "moda" ser ecologicamente correto, por conta disso muitas empresas acabaram abraçando a publicidade gratuita ou o marketing verde, utilizando uma série de frases que fazem alusão a possíveis propriedades ecológicas, que não podem ser comprovadas , ou que são demasiadamente genéricas, para que o consumidor consiga compreendê-las com clareza.

Greenwashing e Produtos de Limpeza.

A prática de greenwashing é vista com frequência em rótulos de produtos de limpeza,sendo uma "pegadinha" muito comum a associação de uma função do produto a benefícios à natureza.

Por exemplo, o sabão em pó que garante tirar manchas em uma única lavagem ou o amaciante concentrado que não contribuem para a degradação do meio ambiente porque ajudam o consumidor a utilizar menor volume de água.

O que vale, mesmo, são seus componentes químicos. Segundo o Inmetro, grande parte dos detergentes presentes no mercado, costumam conter fosfatos, nutrientes que, quando jogados em rios e lagos, provocam um processo denominado eutrofização, com efeitos como o crescimento acelerado de algas.

Previna-se contra o Greenwashing

É preciso ficar sempre atento aos rótulos dos produtos, procurando os selos oficiais das entidades comprometidas com a responsabilidade sócio-ambiental.

Conheça as certificações ambientais mais utilizadas no Brasil:

- FSC (Forest Stewardship Council)

- IBD (Instituto Biodinâmico)

- PROCEL

- Ecocert

- ISO 14021

A presença destas certificações garante a veracidade das informações. É importante, se possível, verificar no site da certificadora se o nome da empresa consta no cadastro, porque existem produtos que fazem uso dos selos ilegalmente. Existem, também, algumas imagens que enganam o consumidor por serem parecidas com um selo certificador.

Agora que você já aprendeu o que é o greenwashing e sabe como evitar produtos baseados nessa estratégia enganosa, compartilhe informações como essa e seja sustentável de verdade.

E sim, é possível encontrar no mercado empresas sérias, que buscam o aprimoramento constante de seus produtos e a redução de impactos ambientais.

Consumo consciente: o meio ambiente agradece ;)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square